data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Além do intervalo reduzido entre a 2º e a 3º dose da vacina contra a Covid-19, anunciado pela prefeitura de Santa Maria nesta semana, a campanha de imunização terá mais novidades. O município informou que os imunossuprimidos irão receber uma quarta dose da aplicação, como uma maneira de proteger ainda mais a população após as novas aparições da nova variante no país.
De acordo com o secretário da saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas, a prefeitura se adapta diante do aumento dos casos da variante Omicron no Estado e busca alternativas para realizar o melhor acesso à população.
- Realizaremos uma dose de reforço para os imunossuprimidos porque muitos fizeram com 28 dias após a segunda e, agora, irão fazer com quatro meses a quarta dose - explica o secretário.
Viagens, festas e vacinação: dicas para aproveitar o fim de ano com segurança em meio à pandemia
Segundo Ribas, na próxima segunda-feira, o Executivo irá informar por meio de uma nota técnica como funcionará as aplicações para esse grupo e quem será contemplado, mas já adianta que pacientes que realizam quimioterapia, tratamento contra o HIV/Aids, recém transplantados e demais portadores de alguma doença receberão o suporte com a quarta dose.
A secretaria solicita que todos se mantenham atentos às informações a partir da semana que vem:
- Pedimos que todos esperem, pois o governo do Estado preferiu realizar a terceira dose com quatro meses para a população não ficar perdida e também não haver acúmulo nas filas - conclui Ribas.
Associação do Loteamento Lorenzi busca doações para realizar evento de Natal
O Ministério da Saúde informou na última segunda-feira, em nota técnica, que a ação de imunização aos imunossuprimidos será efetivada em todos os Estados do Brasil. Sendo assim, os indivíduos com mais de 18 anos nessas condições poderão receber a dose de reforço da vacina a partir de quatro meses após completar o esquema vacinal (duas doses + dose adicional), independente de qual for o imunizante.
AÇÕES
Nesta quarta-feira, as ações seguem na cidade. Além do calendário vacinal diário, pessoas com atraso, com dose reforço ou com 12 anos ou mais para a primeira dose terão a possibilidade de realizar a vacinação no turno estendido. A ação ocorre das 17h às 19h30min na Policlína José Erasmo Crossetti, na Rua Floriano Peixoto, 1.752 no Bairro Centro.